5 cuidados que se tem que ter para abrir uma empresa!

12 de junho de 2018 | Sem categoria |

Empreendedorismo é uma palavra que está na moda hoje em dia, afinal, muitos tem o sonho de abrir uma empresa, todos somos empreendedores de alguma coisa na vida, seja ela na área profissional, nos nossos Hobbies e até mesmo quando colocamos a mão na massa para construirmos nossa própria família.

Mas como este é um Blog sobre contabilidade e empresas, vamos falar sobre a construção de uma empresa, que começa de uma ideia, um talento ou mesmo uma necessidade que você teve e não achou quem pudesse resolvê-la, logo criou a solução para que pessoas com o mesmo problema que você pudessem ter com quem contar e assim abrir uma empresa para enfrentar esse tão competitivo mercado.

Estamos no Brasil, um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza, mas, temos que considerar:
Temos uma das maiores burocracias do mundo para abrir uma empresa;
Mais de 50% das empresas constituídas no país fecham ou ficam inoperantes em menos de 2 anos;
Nossa carga tributária também é uma das maiores do mundo;
Bom de posse destas informações, vamos começar:

1.PESQUISE SOBRE A SUA ATIVIDADE: Isso quer dizer que, você precisa estar por dentro de tudo que envolve a sua ideia ou seu produto, desde matéria prima a licenças para estes materiais. É preciso saber se o processo de fabricação ou prestação do serviço tem algum grau de risco, seja ele humano ou ambiental. Vou dar alguns exemplos: Se a sua atividade envolver comercio de algum produto alimentício, precisará se preocupar com órgão sanitárias. Se envolver importação de materiais, existe um registro federal (RADAR) ou deve-se utilizar de empresas (TRADE) que tenham este registro. Assim, em tempo, é sempre bom pesquisar para saber se sua atividade não exige burocracias dispendiosas.

2.LOCAL DA ATIVIDADE: Este precisa também de muita atenção, pois, alguns tipos de atividades comerciais não podem ser realizados dentro da sua casa por exemplo, isso tem um motivo de fiscalização, trato mais afundo disso em outra publicação. Bom, é importante antes de se fechar uma locação ou definição de estratégia de localidade que se verifique alguns pontos, como por exemplo, sou um escritório de contabilidade em São Bernardo, a lei de zoneamento da cidade permite a sua atividade no bairro ou rua que pretende se instalar ou em casos de maior risco ambiental se a CETESB aprovará ser feito em determinado lugar por diversos fatores, como cheiro, contaminação de solo e etc. Por isso é importante como no item anterior saber tudo sobre a sua atividade, mas, vou deixar alguns documentos bem básicos pra se averiguar em caso de locação ou mesmo se fizer isso na sua garagem: HABITE-SE do imóvel, IPTU no nome do dono do imóvel, Alvará dos Bombeiros (AVCB), planta do imóvel e se a mesma está regular na prefeitura.

3.REGISTRO DA EMPRESA: Quando estamos falando de abrir uma empresa não falamos da inauguração dela, tipo, abrir a porta e fazer aquela promoção de chegada para fazer um barulho no comércio. Não, não e não… Falamos da regularização dela, dos registros necessários pra que se tenha o CNPJ (Cadastro nacional de pessoa jurídica), e de fato possa operar legalmente com emissão de notas fiscais e suas obrigações como nosso querido governo (que não são poucas) todas em dia. Não deixe de fazer isso, o que pensamos ser lucro pode se reverter em algo muito ruim.

4.REGISTRO DE MARCA E PATENTE: Se você inventou algo, criou do nada ou reparou que as pessoas memorizaram e se identificaram com sua marca, registre ou patenteie! O Registro serve para as marcas e a patente para as invenções ou criações, vamos lá, se você criou um software precisa patentear, e a sua marca precisa de registro, e sim neste exemplo deve se fazer os 2! Mas atente-se, pois, pode não ter sido o único a pensar nisso, o órgão compara sua marca ou patente com outras existentes para que ninguém copie. Nas marcas principalmente são avaliados desenhos de logo, fonética e escrita, uma simples similaridade de Jesus com Jesnesu pode te trazer problemas.

5.GESTÃO E ADMINISTRAÇÃO: Lembra que citei acima sobre a taxa de mortalidade das empresas? Quase 70% delas está ligada a este ponto. Muitas empresas começam bem, mas se iludem e a falta de gestão e Administração profissional podem sim matar seus sonhos. Estude um pouco de administração, finanças e saiba as regras básicas tributárias e trabalhistas, neste ponto conte com parceiros que podem ter muito a agregar como seu contador, advogados e softwares de gestão (ERP), uma gestão eficiente podem prolongar a vida e estes parceiros podem sim dividir essa carga com você, portanto escolha bem quem estará ao seu lado e tenha tempo para dedicar a olhar estas coisas, não apenas a produção e operação ambas são muito importantes.

Bom todos sabemos de histórias daquele primo distante, da amiga da sua tia, vizinha da sua avó que embarcaram nessa aventura de ser empreendedor e acabaram muito mal, mas, não se deixe abater, cada caso é um caso, as pessoas são diferentes, mas, não adianta fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes, temos que aprimorar e estudar para que não cometamos os mesmos erros.

Ouvi uma vez que abrir uma empresa (sim, eu também sou um empreendedor), somos heróis por nos aventurarmos nesse mar de incertezas e burocracias com pouca ajuda e muita responsabilidade, mas posso te dizer que não é impossível sobreviver, na verdade, temos um enorme mercado com muito espaço, se nos atentarmos a boas práticas nossas chances aumentam muito!

Espero que tenham gostado e boa sorte pra quem está buscando essa aventura de abrir uma empresa !

Posso dizer que não troco por nada!

Thiago Rodrigues


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25