Porque o contador é importante nesses tempos de crise?

13 de maio de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Os empreendedores estão sofrendo fortemente com as medidas de quarentena estabelecidas devido à pandemia da Covid19, o país enfrenta um momento complicado e instável ao que se refere a economia e isso se deve as empresas fechadas. Entender a importância do papel do contador dentro desse processo de instabilidade e crise, é fundamental.

Com muitas cidades pelo Brasil recorrendo ao lockdown contra a luta ao coronavírus, muitas empresas que já vinham com problemas sérios por conta da quarentena, veem o fio de esperança de reabrir se esvaindo, afinal, as contas não entram em distanciamento social. Temos que ter a consciência de que as consequências podem ser devastadoras, se não forem acompanhadas de perto por profissionais.

Excluindo-se os MEIs, a maioria das empresas procuram um contador para que as abra, e cuide dos serviços contábeis, fiscais e obrigações com o governo, mas, para muitos empresários o contador é apenas um mal necessário. Levar os seus negócios no escuro, sem saber para onde vai, ou onde está é muito arriscado, você precisa sim de informações seguras e claras, de quanto fatura, de quanto gasta para manter seu negócio ativo e lucrando.

Você ao ler o título, deve ter pensado “Ah, mas eles estão puxando sardinha para o lado deles. ”, até poderíamos puxar, mas na atual situação do país, nós também estamos tendo dificuldades, pois também somos empresários, isso mesmo, não somos apenas guardadores de livros. Bom, o que quero dizer é que um contador especializado é essencial para ter informações claras e seguras sobre a situação da sua empresa, o contador é o médico da sua empresa!

Devido a pandemia da Covid19 vários impostos foram prorrogados, diversas Medidas Provisórias foram assinadas e o contador está sempre por dentro dessas informações, é uma obrigação, sim, pois ele tem que observar a melhor forma de conduzir a situação de cada cliente, principalmente como nós da Samá Contabilidade que trabalhamos com diversos nichos de mercado.

A importância do contador hoje é muito além daquela visão que muitos têm de que só enviamos impostos, muito pelo contrário, ter o seu contador como um parceiro em tempos de crise é fundamental, para que a sua empresa se adapte da melhor forma ás novas medidas, e que tudo fique dentro da legalidade. Essa parceria empreendedor e contador, vai te ajudar em entender as novas leis e tomar as melhores decisões sem prejudicar sua empresa.

Nesses momentos de crise o empresário tende a olhar para dentro da própria empresa e buscar soluções, e a contabilidade pode te ajudar, pois ela conhece o seu fluxo de caixa por exemplo, que permite entender e avaliar a saúde financeira da sua empresa. Na vida de uma empresa é essencial a análise de como anda as finanças do negócio, mas na crise isso se torna ainda mais importante, principalmente com o crescimento da falta de pagamento dos clientes, por conta da pandemia.

O contador te dará um respaldo em relação as informações e o caminho a seguir e todas as atitudes que devem ser tomadas diante de tal situação econômica da empresa na crise. É a partir dessa análise que surgem novos posicionamentos e soluções, que darão sobrevida nos negócios nesse momento de crise.

Bom, ter o seu contador como aliado nesse momento é imprescindível, ele te dará todo suporte especializado nas novas legislações, pedidos de demissões, férias, informações sobre prorrogação de impostos, sem deixar escapar as obrigações com o fisco e entre diversas burocracias que demandam atenção e um bom tempo.

Espero poder ter conseguido mostrar um pouco da importância do contador nesse momento, e não é puxando sardinha para o nosso lado, mas os fatos demandam atitudes certeiras, e nós contadores estamos aqui para ajudar nesse processo. 



Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25