A tecnologia salva empresas!

7 de agosto de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Olá gente, tudo bem com vocês? Acredito que neste momento, onde tanto se fala em startups, negócios digitais, hotmart, marketplace e tantas outras nomenclaturas de empresas que usam tecnologia, você esteja se perguntando como alcançar esse patamar e trazer seu negócio ao mundo digital, bom, vamos falar um pouco sobre isso hoje.

Primeiro, como um entusiasta do assunto, preciso dizer que, a tecnologia pode e muito nos ajudar, em várias frentes, e não necessariamente precisamos gastar rios de dinheiro mas precisa ser bem pensado para não se empoleirar de várias ferramentas que no fim das contas ajudam, mas acumulam muito retrabalho e planilhas de controle para o controle do sistema, o que torna tudo muito confuso e bagunçado. O intuito deste post é falar alguns pontos onde devemos informatizar, sendo eles:

  • Financeiro/ ERP: Acredito que este seja um dos principais módulos que devam iniciar essa jornada, pois com ele, é possível se prever o quanto se pode investir nos próximos, além de ter a sua empresa na sua mão do ponto de vista financeiro. Procure ferramentas que tenham integrações e automações que facilitem o seu dia a dia, tais como bancos, clientes e fornecedores, automatize o fluxo de trabalho e emissão de documentos, seja contrato, notas fiscais e pagamentos, é muito importante ter relatórios como fluxo de caixa, conciliação e DRE para acompanhamento do seu negócio como um todo;
  • Controle de Processos: Este é um item complicado, mas com um pouco de organização, equipe treinada e uma ferramenta certa, o controle de processos da sua empresa pode ser fluido e medido. Obviamente isso tudo passa por algo mais manual, que é desenhar o processo, testá-lo e implementá-lo, aí depois disso, controlar via ferramenta. Como processos variam de empresa para empresa, existem infinitas ferramentas que te ajudam, até mesmo gratuitas.
  • Marketing: Bom, vamos botar a boca no trombone e dizer quem é a sua empresa, o que ela faz e porque as pessoas devem comprar de você, assim começa o Marketing, tendo isso, é hora de espalhar aos 4 ventos, e hoje o jeito mais fácil de fazer isso é por meio das mídias digitais, dentro disso existem ferramentas que controlam, medem, consolidam as informações para que você consiga entender se o trabalho que se está fazendo está no caminho certo ou não. Se você não tem tempo para fazer esse trabalho, busque um profissional ou uma agência, eles já terão as ferramentas, e estudarão o mercado para atingir o seu público-alvo. O marketing digital é essencial já há algum tempo, mas muitos empresários perceberam isso só com a chegada da pandemia, pois o seu único meio de divulgação e vendas foram as redes sociais.
  • CRM: Depois de termos um financeiro organizado, processo controlado e rodando, empresa divulgada e gerando atração e engajamento, é hora de fazer o que foi chamado para fazer, VENDER! Imagine muita procura física e virtual ocorrendo, propostas em andamento, e de repente algumas passam por você e negócios são perdidos, depois de tanto esforço, precisamos ter isso catalogado em algum lugar que, nos avise, mostre métricas, colha resultados tudo em alguns clicks, pois é, uma ferramenta de CRM é essencial para isso.

Ufa, pessoal, aqui temos um caminho a seguir, cada empresa é uma realidade, cada equipe se porta de um jeito, não existe fórmula mágica, e, um vídeo de 5 minutos não muda sua vida, é você que a partir do conhecimento adquirido altera a realidade mudando coisas ao seu redor.

Como já disse, prefira ferramentas que falem entre si, não quer dizer que deva ter tudo em apenas um sistema, mas, se te atender, é bom, o importante é não ter que ter controle do controle do controle porque sempre sai algo do controle quando a comunicação não é boa.

Pessoal, é isso por hoje, nos falamos de novo em breve.

Abraços