Desgurmetizando a Transformação digital

18 de maio de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Gente, acredito que quem já ouviu sobre o tema pensa o seguinte, a Transformação digital passa por não usar mais papel e ter um sistema, certo? ERRADO!!!

Não quer dizer que estes pontos não façam parte da transformação digital, mas, muito longe de ser apenas isso, e neste tempo de crise de COVID19, este processo deve ser acelerado, e muitos acham que apenas o home office e a utilização de um sistema informatizado garantem sua entrada na era digital… isso não é nem a brisa fria neste enorme Iceberg, e convenhamos, poucos são os cases de absoluto sucesso neste sentido.

Chega de falatório, vou apresentar alguns pontos que são essenciais quando falamos de Transformação Digital, sem eles são apenas soluções digitais isoladas, e o conceito central desta conversa é a Integração.

1 – Digitalização: A Falta de papel é sem dúvida um marco interessante, mas não exatamente a exclusão dele, e sim a desburocratização dos processos. Pense na seguinte situação, como nessa crise você irá enviar uma assinatura de contrato para seu cliente, se não precisa de autorização governamental (Cartório, conselhos e Juntas Comerciais) isso pode ser feito de maneira eletrônica, sem a necessidade de impressão, motoboy, arquivos intermináveis. Digitalizar aquilo que dá pra ser digital, não significa operar completamente sem papel, e sim, eliminar burocracias caras e que hoje não fazem mais sentido.

2 – Informatização: Sim, o uso de sistemas é essencial, um ERP que controle sua produção, estoques, vendas, compras, financeiro e todas as áreas da sua empresa. Precisa ser um único que cuide disso tudo? Não, desde que, eles se integrem, ou seja, não faz sentido levar dados de um sistema para outro manualmente;

3 – Estrutura Física: Gente, pense na sua vida profissional há 15 anos atrás, seu celular apenas fazia ligações e no máximo mandava um SMS, a comunicação era por fax, e aos poucos se dando por e-mail. Pense em como seu Smartphone mudou isso, quantos equipamentos que você usava, hoje estão embutidos neste aparelho de 300 gramas aproximadamente. Mobilidade hoje é tudo, então não faz sentido uma estrutura gigante com servidores e etc. Ter tudo disponível em nuvem, para acesso de qualquer equipamento é uma etapa muito importante da transformação digital.

4 – Integração: A palavra de ordem em transformação digital, é necessário se economizar processos, que eles se “falem” a integração é tudo conectado, imaginem os 3 primeiros itens que falamos, se eles não estiverem integrados, são no máximo ferramentas, não transformam, não mudam…O grande segredo é a “desgurmetização” da Transformação Digital é obrigatório a integração de dados, informações e fluxos, é seu comercial estar integrado a produção, estoque e financeiro. Suas compras estarem integradas aos fornecedores. Seus Clientes com os meios de pagamento, e com o seu Marketing. Enfim, hoje não existe processo vertical, e sim uma nuvem de processos correndo circularmente.

5 – Automação: Bom, aqui finalizamos a transformação digital, processos que correm automáticos, tendo os processos definidos, com padrões bem alinhados, é possível que “robôs” executem determinadas demandas, e até mesmo atendam seus clientes. Isso vai substituir sua mão de obra humana? Apenas aquelas que executam tarefas repetidas que não exigem decisões e análises humanas, de resto, sim, pode substituir. Aqui é a cereja do bolo, é onde vemos que a tranformação deu certo efetivamente, onde nosso esforço está em pensar, analisar e tomar decisões, não em executar tarefas repetitivas.

Dá pra o fazer o último sem os primeiros? Não… este é o ponto, toda transformação não para, ela sempre evolui, mas isso não quer dizer que não tenha um “passo a passo”. Impossível pensar em automação se não há integração, pensar em integração se não há mobilidade, pensar em mobilidade se não há sistemas informatizados que garantam isso, pensar em sistemas se não há processos a serem derrubados através da digitalização e mudança de processos físicos. 

A Transformação Digital e como qualquer transformação, muda, melhora, cria, tira a gente da zona de conforto, e isso dói de certa maneira… Mas a experiência é incrível, é extraordinário como a tecnologia pode nos ajudar, cada empresa a seu jeito, mas não deixe de aproveitar o momento para criar, mudar, incentivar e se TRANSFORMAR!


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25