Como o meu contador influência no sucesso do meu negócio?

26 de janeiro de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Como estão?? Bom, ainda estamos em pandemia do COVID-19 mas com algumas coisas já retomando, e agora? Vamos precisar de toda a ajuda possível para retomar o crescimento, as vendas, o financeiro e os impostos, e nisso tudo como meu contador me ajuda??

Vamos pensar o seguinte, o contador registra o que se passou na sua empresa, tanto em termos financeiros quanto em termos econômicos, com isso, consegue controlar os bens da sua empresa, e o quanto você se endividou. Se pensarmos bem, temos tanta informação que pode ser extraída daqueles números que vou citar algumas das mais comuns, e umas pouco utilizadas que são interessantes de se saber.

Mas antes de prosseguirmos fica o alerta, um financeiro desorganizado, uma contabilidade desorganizada… sempre se terá dificuldades em analisar os números e assim ficará muito mais difícil em alcançar os objetivos pensados.

Dito isso, vamos falar um pouco sobre alguns índices que podem ser vistos no balanço patrimonial.

Índice de Liquidez: podemos usar 4 tipos de índices aqui que são os de liquidez corrente, seca, imediata e geral. Em geral o que dizem estes índices, em 4 formas diferentes, que para cada 1 de real de dívida que sua empresa tem, ela possui “x” para pagar, este “x” pode ser menos que 1 real ou mais, em um exemplo prático, suponhamos que para cada 1 real de dívida, a empresa possui 90 centavos. Ela está insolvente, suas dívidas são maiores que sua capacidade de pagamento.

Índices Operacionais: Podemos ver neste grupo de índices, como nosso ciclo operacional funciona, tais como, prazo médio de pagamento e recebimento, giro de estoque e como toda esta dinâmica funciona, podemos ver se estamos comprando com prazo mais curto do que o pagamento por exemplo.

Índices Financeiros: Aqui calculamos os retornos e as margens do seu negócio, em termos econômicos e não de caixa, ou seja, avaliamos suas compras e vendas no total, e não pelo pagamento em conta corrente. 

Índices de custo de capital: Quer saber se pegou mais dinheiro do que devia, ou mesmo saber o custo destes investimentos ou empréstimos que contraiu. Podemos verificar por exemplo com o custo de capital de terceiros, onde avaliamos empréstimos de curto e longo prazo, para saber se está mais vantajoso buscar este recurso no mercado ou vender algo seu para investir.

Bom pessoal, estes são alguns exemplos que tiramos apenas do balanço patrimonial, existem milhares de outras análises que podemos fazer, inclusive mesclando alguns índices de diferentes documentos. O seu contador tem de ter em mãos esses índices para te mostrar as melhores decisões e caminhos a serem tomados.

Uma coisa que precisa ficar clara é que antes de termos acesso a estas informações, é preciso que sua documentação esteja organizada, sem isso, é impossível montar um balanço que reflita a realidade da sua empresa. Tudo bem, você deve estar pensando que é fácil pra mim dizer que você precisa manter sua empresa organizada, sendo que eu não faço ideia da correria que seu negócio te dá… Vai por mim, eu sei sim, e posso te garantir, se conseguir manter isso organizado, você terá informações que o farão trabalhar menos inclusive.

Ainda assim, não é tarefa fácil, então, além dos índices, você precisa estar alinhado com o seu contador, nós estamos aqui prontos para ajudar vocês que almejam uma empresa organizada e eficiente. 

Alguns passos para fazer isso, já tratamos aqui, e alguns outros também serão tratados.

Até a próxima pessoal.

Abraços