5 mudanças pós Covid19 – Prepare-se para o novo normal!

25 de maio de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Hoje como empresário, que atua na contabilidade, tenho contato com diversas empresas, além de meus colegas de profissão, e, uma pergunta recorrente que vejo é “quando voltaremos ao normal? ”… Se estamos falando da nossa vida que tivemos em Fevereiro/20, sinto dizer, nunca mais…. Vamos mostrar 5 coisas que mudarão no novo normal.

Temos que encarar um fato indubitável, o mundo mudou, se foi pra melhor ou pior, não temos como dizer, mas que ele não vai ser como era, isso tenho certeza. Mas o que efetivamente tivemos de mudança na vida das empresas, que é o que tratamos em nosso Blog da Samá, vamos a alguns pontos:

  • Reuniões: Com o advento da internet e a exponencialidade de crescimento que a tecnologia nos propõe, podemos ter mobilidade, e iniciar uma reunião face a face mesmo em outro continente. Isso quer dizer que nunca mais teremos reuniões presenciais? De forma alguma, as reuniões presenciais são muito importantes, existem momentos em que a presença física confere confiança, sinais do corpo ajudam a nos direcionar, e estar “presente” de corpo significa muito, mas nem toda reunião precisa ser assim, isso ajuda muito na locomoção, custos, e outros fatores emocionais, como estresse e cansaço.
  • Perfil de Consumo: Se você nunca tinha comprado pela internet, provavelmente neste tempo de isolamento social teve que experimentar, e, para muitos a experiência foi fantástica, restaurantes que não atuavam com delivery, foram forçados a implantar, ou não poderiam trabalhar. Os marketplaces (que são shoppings digitais, onde grandes plataformas pode expor seus produtos, como MAGALU, AMERICANAS e etc), estão abertos para quem consiga “integrar” ao sistema deles. Ou seja, existia um público que não queria sair de casa, hoje existe um que não pode, então o perfil de consumo no novo normal deve se alterar bruscamente. 
  • Cuidados Sanitários: Gente, pode parecer absurdo para algumas pessoas, mas, muitos brasileiros são extremamente desleixados com questões básicas de higiene, como lavar as mãos após uso de banheiro, então, o que essa crise nos trouxe também, foi uma reavaliação de preceitos de vida, alumas coisas que não deviam fazer parte do novo normal, mas sim da vida inteira.Bom, grandes aglomerações como shows e eventos, tendem a ser diminuídas, grandes eventos devem ser repensados. Isso também vale para o setor de alimentação, grandes Buffets de comida exposta devem ser repensados no novo comum por exemplo. Pense que muita gente pode não estar segura de estar fora de casa, então, é necessário se cercar e mostrar todos os cuidados sanitários que estão sendo tomados, isso pode inclusive garantir fiéis clientes, por saberem da seriedade destes cuidados na sua empresa.
  • Novos Modelos de Negócio: Sabe aquele plano de negócios (se é que você tem um) lindo e maravilhoso? Volte ele pra prancheta e reavalie TUDO! Esta crise resinificou muitos preceitos, e, muitos negócios como estão modelados hoje já não fazem mais sentido, pense em sua área o que mudou, e, como provavelmente ficará no mercado no novo normal, muito provavelmente você terá que recorrer a tecnologia e se ainda não tem, precisará de uma empresa de TI para reestruturar o seu negócio e também já pensando na LGPD, que foi prorrogada, mas não pode sair de pauta
  • Marketing Digital: Bem vindo a era digital!! Se você não tem site, não está PRESENTE nas redes sociais, nem mesmo é facilmente descoberto pelo nosso querido Google… está em maus lençóis numa hora dessa, onde todos apenas têm um recurso de busca, que é a internet, não acredito que alguém tenha em casa ainda, um exemplar das “páginas amarelas” que seja apenas para recordação ou segurar a porta. Está mais que na hora que estar nas mídias digitais, e mais do que isso, perceba que eu frisei a palavra “presente”, não foi à toa, não adianta apenas montar a sua página, é necessário alimentá-la com informações, fotos, artigos, e etc. Pois apenas com produção de conteúdo relevante, poderá contar com a ajuda dos mecanismos para colocá-lo em boa posição nas buscas. Eventualmente, invista em publicações pagas, que podem render mais visualizações, assim gerando maior número de visitas e relevância em meio a tantos outros negócios. Conte com uma agência que pode te ajudar muito nisso, nossa parceira a Agência Innovarte tem feito um excelente trabalho neste sentido. Este assunto renderia um texto enorme de recomendações, mas entre com contato com a agência, eles te ajudarão com mais propriedade.

Bom gente, acredito que todos concordem que o mundo mudou, e o novo normal traz mudanças importantes e já não é mais tempo de pensar fora da caixa, pois não há mais caixa, os padrões foram todos alterados e as vezes nos sentimos perdidos a tantas informações e preocupações, neste sentido meu conselho é que precisamos agora ter sangue de barata, pensar friamente, isolando nossas emoções e pensando analiticamente e estrategicamente.

Espero que todos estejam bem e seguros em meio a essa crise, tenho conhecidos que se foram, e em nome da Samá Contabilidade expressamos nossos sentimentos a todas as pessoas que estão sofrendo em um momento como este.

Fiquem bem e até a próxima


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25