Devo dispensar minha equipe nos jogos da Copa do Mundo ?

25 de junho de 2018 | Sem categoria |

Olá pessoal, este é um assunto bem recorrente, ano de Copa do Mundo, pois bem, vamos falar e torcer um pouco sobre os jogos. A copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos da atualidade e como nosso país é um dos mais tradicionais neste evento, existem os aficionados pelo assunto. Mas embora o falemos sobre a Copa, nosso assunto não é futebol.

Devido à grande paixão de nossos compatriotas pelo evento, muitas empresas estão dispensando seus colaboradores para assistirem os jogos da Copa do Mundo, mas, elas são obrigadas a fazer esta dispensa? Não, elas não são obrigadas, não há nenhuma previsão ou ponto facultativo que sequer promova a pretensão a ser tratada como uma dispensa legal e remunerada.

Podia até terminar o texto aqui, mas, não sei se prestou atenção ao título do texto, você não precisa dispensar, mas pense um pouco comigo… tirada a questão legal da frente, visto a não obrigatoriedade da dispensa. Vamos pensar um pouquinho a respeito de gestão de equipe, vou apresentar algumas situações para refletirmos:

  • Um jogo demora em média 2 horas, dependendo do horário do jogo, não vale a pena vir ao trabalho, sair e voltar, pense se não vale a pena dar o período (manhã ou tarde).
  • Pelo fato de não ter obrigatoriedade de dispensa, pode ser negociado diretamente com o colaborador (ponto previsto pela reforma da CLT), a compensação deste tempo assistindo aos jogos.
  • Se for indispensável o pessoal dentro da empresa, programe assistir ao jogo internamente, tente agitar uma pipoca e refrigerante e um clima propício, isso os deixará empolgados, a adrenalina no sangue faz agirmos de maneira mais rápida.
  • Pense que um dia que o pessoal entre após o intervalo da jornada por conta da copa do mundo, não terá a obrigação de pagar o vale refeição.

Estas são apenas algumas ideias e sugestões que são simples de serem pensadas e administradas. É sempre imprescindível verificar as questões legais antes de tomar decisões, mas após isso, pense em seu negócio como um todo no âmbito da operação e da sua equipe, como disse no começo do texto, somos um país tradicional e muitas pessoas levam muito a sério a Copa do Mundo, eles vibram, se deprimem, xingam e alguns fazem até loucuras. Pensando nisso, porque não andarmos neste mundo junto com eles e propiciarmos alguma diversão neste período?

Existem várias formas de acordo que podem ser feitas, mas o imprescindível e ninguém se prejudicar, pense, mesmo que o pessoal assista os jogos na empresa, deve ser negociado o tempo que ficaram ausentes da operação, e se assistiram fora, o tempo que ficaram fora.

No âmbito trabalhista é sempre bons termos em mente o que diz a Lei, o que negociamos e que fique tudo documentado para segurança de todos, não esqueça de manter tudo escrito e assinado por todas as partes, assim não há dúvidas.

Boa gente, dúvidas tiradas, sugestões dadas… vou ali torcer um pouco… Abraços a todos, bons jogos e uma ótima Copa do Mundo!

Thiago Rodrigues

@samacontabilidade


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25