Em dia de alagamentos o funcionário pode faltar?

12 de fevereiro de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Bom meus amigos, essa época sabemos que as chuvas fazem grandes estragos em São Paulo, causando alagamentos e grandes transtornos. Muitos colaboradores acabam não conseguindo chegar no trabalho, ou até mesmo se atrasando. Muitos dos nossos clientes acabam tendo muitas dúvidas de como agir nessa situação.

Essa semana começamos com mais de 80 pontos de alagamento na cidade de São Paulo, e muitos outros em outras cidades do estado, após as fortes chuvas que ocorreram. Toda essa chuva causou interdição das marginais e muitas ruas da cidade, o que ocasionou, o atraso ou a falta de muitos trabalhadores no seu emprego.

No Brasil a legislação não diz nada especificamente sobre o caso, mas prevê descontos no salário ou que o funcionário compense o dia não trabalhado. Esse motivo de falta não é previsto no artigo 473, da CLT, que apresenta todas as possibilidades onde o empregado pode faltar ao trabalho de maneira justificada, sem desconto da empresa.

Em uma cidade que os alagamentos são recorrentes é inteligente da parte do empresário conversar com o funcionário uma compensação das horas não trabalhadas, ou se possível que nesse dia ele trabalhe de casa, sem prejuízo ao processo de trabalho. Apesar da legislação não especificar nada junto a esse assunto, você como responsável da empresa é importante manter o bom senso e se colocar no lugar do seu colaborador antes de pensar nos descontos em folha. Ele não faltou por que quis, mas sim as condições de logística por conta dos alagamentos em São Paulo não permitiram que ele chegasse no local de trabalho.

Lembrando que a última palavra é do empregador, porém é de extrema importância entender a situação do funcionário, que na maioria das vezes depende do transporte público para chegar até o trabalho.

Espero ter esclarecido de forma clara e simples a situação, em tempos de alagamentos e caos em São Paulo, o bom senso é sempre bem-vindo.


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25