Gestão de empresas, como o contador pode ajudar?

3 de agosto de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Hoje vamos falar um pouco sobre gestão de empresas, e como seu contador ou a empresa que cuida da sua contabilidade pode ajudar na gestão do dia a dia do seu negócio. E aproveitando o momento vou puxar uma sardinha pro nosso lado, o dos contadores, com um breve relato do que fazemos em uma empresa contábil.

Na Samá por exemplo, já atendemos mais de 2 mil empresas ao longo destes 18 anos, de todos os ramos e com muitas histórias e particularidades para contar, ao longo desta carreira vimos muitas empresas nascerem de um sonho e hoje serem empresas sólidas, e negócios que eram sólidas se desfazerem pelos mais diversos motivos, mas posso afirmar com certeza que, na maioria dos acertos e infelizmente também dos erros está em como se dirige a empresa. Perceba que neste histórico, posso dizer que somos um acervo vivo de coletas e ajudas em erros e acertos, além de nossa profissão ser chamada pelos mais “íntimos” de “ciência da riqueza”. 

Bom, passado este relato, que nos mostra as experiências que um contador tem ao longo de sua carreira, vamos pensar no seguinte, ele é peça importante na gestão de empresas e no seu crescimento e desenvolvimento, não tenha medo de consultá-lo e absorver este conhecimento, e abaixo vou listar algumas das aptidões mais comuns em que temos conhecimento e podemos ajudar a sua empresa no desenvolvimento:

  • Fluxo de Caixa: Gente, em uma situação como está a de hoje, em meio a pandemia do COVID-19, temos que nos atentar ao caixa da empresa, o fluxo de caixa é um dos sinais vitais para sabermos como anda nosso negócio, as análises, projeções, estruturação e condução de fluxo de caixa são essenciais para sobrevivência de qualquer negócio;
  • Resultado Econômico: O balanço e balancete são instrumentos de análise completa da empresa, por meio dele podemos extrair como está o giro do seu estoque, fluxo financeiro, fluxo operacional, índices de solvência, rentabilidade e muitos outros. Se você não consegue fazer esta análise, procure seu contador, são números importantíssimos para tomada de decisão e a gestão de empresas.
  • Legislação Trabalhista e RH: hoje na Samá por exemplo, somos em mais de 50 pessoas, além de administrarmos uma carteira de mais de 3 mil vínculos (funcionários de clientes), já vimos de tudo, a visão estratégica e preditiva do contador aliada a uma consultoria jurídica na área temos muita experiência sobre os problemas que esta área pode representar ao seu negócio. E em um momento que passamos por constantes mudanças em leis, ter uma contabilidade antenada 24h é de extrema importância, pois algumas tomadas de decisões não podem demorar.
  • Mercado: por atender diversas empresas e segmentos, temos visão ampla de mercado, onde a economia se contrapõe e sabendo o que está crescendo e diminuindo, que pode contribuir para a estratégia de mercado de seu segmento. Com essa experiência em diversos nichos de mercado, o contador tende a sempre estar atualizado com toda informação necessária para o seu negócio, tornando assim as tomadas de decisões mais assertivas e rápidas.

Enfim pessoal, este são apenas pequenos tópicos os quais tenho certeza que poderá contar com a sua contabilidade na gestão da sua empresa, vou deixar também mais uma experiência da Samá que temos com nossos clientes, em muitos deles, fazemos parte do conselho das empresas, onde em suas reuniões de conselho de administração, board de diretoria ou mesmo em empresas menores em conversas regulares com os sócios sobre o planejamento estratégico, podemos contribuir com informações importantes além de conselhos e advertências que possam ser relevantes para o caminho que o planejamento está propondo.

Bom gente, espero ter ajudado, conte conosco caso precise de ajuda para sua empresa crescer, ou mesmo sobreviver!

Fiquem bem e seguros

Até a próxima