2 de março de 2021 | Sem categoria | samaadmin
O título chamou sua atenção? Bom, esse é o objetivo! O Imposto de Renda 2021 vem cheio de “mas e se”. Sim, ainda estamos em meio uma Pandemia, mas esse ano o Leão não vai promover lockdown da declaração, sendo assim a corrida se iniciou nesse 1º de Março de 2021 e tem como prazo final dia 30 de Abril de 2021 ás 23h59m. Muitos nesse momento devem estar pensando “a mais ainda tem tempo”, não se engane e não deixe para última hora!
Bom vamos falar um pouco mais sobre o Imposto de Renda 2021 e quem deve declarar. Como não houve o reajuste na tabela, os valores continuam os mesmos do ano passado.
Aposentados por invalidez ou por conta de doenças graves (como Aids, esclerose múltipla e outras patologias listadas pela Receita Federal) são isentos de imposto de renda sobre rendimentos relativos a aposentadorias e pensões. No entanto, a declaração deverá ser feita normalmente caso possuam outros rendimentos.
Auxilio emergencial
Bom, agora vamos falar da novidade desse ano, que é a possível obrigação de devolução do auxílio emergencial.
Segundo a Receita Federal, todos os valores recebidos do auxílio são rendimentos tributáveis e devem ser declarados no Imposto de Renda.
Os contribuintes que receberam auxílio por conta da pandemia, são obrigados a declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física. Aqueles que obtiveram rendimentos tributáveis junto ao auxílio, superiores a R$22.847,76 deverão devolver o auxilio emergencial.
Documentação necessária para declaração.
Lembrando que é obrigatório a inclusão do CPF dos dependentes de qualquer idade.
É isso, a corrida contra o leão começou e você já deve providenciar toda a documentação e agendar sua declaração, não deixe para última hora, pois a multa para quem apresentar as informações fora do prazo estipulado pela Receita federal é de 1% do imposto devido por mês de atraso, com valor mínimo de R$165,74 e máximo de 20% do tributo devido.
Agende já a sua declaração com a Samá Contabilidade!