Qual o papel do contador nas empresas pós pandemia?

20 de outubro de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Olá pessoal, tudo bem por aí? Parece que as coisas vêm melhorando gradualmente, afinal esses últimos anos não foram nada fáceis para os empresários né? E pode apostar que não foi na fácil para o contador também.

Os últimos tempos tem sido marcado por grandes transformações impostas pela crise sanitária que se instalou no mundo, muitas situações foram impostas e ainda refletem para dos diversos segmentos de mercado.

A pandemia acelerou muitos processos que vinham ocorrendo de forma natural de gradual, porém muitos negócios não estavam preparados para essa bomba viral que estourou, e acabaram não conseguindo se adaptar ao “novo normal”. Porém muitos negócios conseguiram se adaptar e até mesmo se reinventar, em diversos casos foram muito além das expectativas.

Mas como o contador vai ajudar minha empresa no pós pandemia?

Bom, o trabalho do contador foi essencial em meio essa crise sanitária para manter empresas equilibradas e alertando sobre as constantes mudanças que ocorreram durante esse período, buscando sem o melhor para cada negócio, acabando com aquele papo que um dia a contabilidade vai acabar, o contador mostrou-se essencial e acabou por muitas vezes trabalhando como um médico das empresas.

A contabilidade será ainda mais importante no atual momento de retomada e para os próximos passos de cada empresa com um mercado bem diferente do de 2 anos atrás. Com certeza o futuro será muito mais digital, como já era previsto, porém foi abruptamente acelerado pela pandemia.

O fator de dificuldade maior é que muitas empresas mudaram sem planejamento, o que poderia estar estabelecidos para aqui 5 ou 6 anos, tiveram de ser feitos em 2 ou 3 meses, até menos.

Um empresário que entende que sua contabilidade é seu principal parceiro de negócios tem uma aliança muito forte para essa retomada, e não é puxando sardinha para o nosso lado não…Muitas vezes comento com nossos clientes, quem sabe mais da sua empresa além de você? Isso mesmo o contador!

O contador não está no dia a dia da empresa diretamente, mas conhece tudo, e até por estar fora da execução, e junto ao seu conhecimento pode apontar pontos que devem ser mudados ou melhorados. Além disso ele passou por todo processo de mudanças que ocorreram desde março de 2020, Mp’s, leis e tudo mais, sendo assim muitos resquícios podem ficar por conta dessas mudanças, afinal o futuro ainda é incerto, e ele será essencial para essas soluções.

A crise fechou muitas empresas, mas muitas oportunidades surgiram no mercado, e muitos empreendedores se reinventaram, mas conte sempre com o seu contador para as tomadas de decisões e essa parceria pode levar sua empresa cada vez mais longe.

Precisando de uma contabilidade atenta ás mudanças e ás novas exigências, conte sempre com a Samá!