Por que o empresário tem medo de sair do SIMPLES NACIONAL?

6 de fevereiro de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Olá gente, como estão? Vejo muitas empresas com medo de sair do Regime Simples Nacional, com seu faturamento já no teto do limite, inclusive já estourado o sublimite (o que traz as responsabilidades fiscais de uma empresa fora do regime). Os sócios desesperados procuram até não vender para evitar a saída, pense no absurdo, deixo de ganhar dinheiro e promover o crescimento da minha empresa com base em um medo de sair de um regime tributário que é “ mais barato”. Tem certeza?

Gente o sublimite do simples nacional é de 3.6 milhões, ou seja, se seu faturamento acumulado dos últimos 12 meses ultrapassa este limite, alguns impostos como o ICMS e ISS saem do DAS. Ou seja, já começa a ser calculado como os outros regimes. Além de ter obrigação da entrega dos SPEDS ICMS e PIS/COFINS. 

Vamos pensar friamente, se você olhar a tabela do Simples Nacional, você verá que a partir dos 2.4 milhões as taxas já se igualam ou chegam muito perto do Lucro Presumido por exemplo.

Obviamente, temos o benefício do INSS, chega a ser 28.8% do total de proventos da folha de pagamento, esta é uma das vantagens cruciais para se levar em conta no seu planejamento.

Mas veja, em muitos casos, os outros regimes ficam muito menos custosos em termos de tributos federais e estaduais, que pode se engolir o problema do INSS e tirar de você o medo de crescer, e você foge do “limite” que se impôs no caso do faturamento do Simples Nacional.

Geralmente meu conselho ao abrir uma empresa, é iniciar ela no Simples Nacional mesmo, enquanto se “desbrava o mercado”, mas ao chegar ao faturamento médio de 150 mil/mês, já aconselho a sentarmos periodicamente para fazer contas, pois, pode ser interessante avaliar os regimes.

Mas também não é regra, muitas empresas já abrimos diretamente no Lucro Real. Por isso é de extrema importância o seu contador estudar e avaliar o cenário ideal, pontuando juntamente com você os aspectos positivos e negativos de cada regime, sempre pensando nas melhores possibilidades dentro do seu mercado de atuação, e do seu faturamento.

Por esse motivo é preciso estudar com calma e responsabilidade, pois sua empresa ficará 1 ano no regime que escolher.

Se você quer mais informações sobre o assunto, em uma outra oportunidade já falamos sobre o Simples Nacional aqui no blog, é só clicar no link > Post

É isso ai pessoal, se tiverem dúvidas, mandem para gente!


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25