Sua empresa precisa mesmo ter um certificado digital?

23 de junho de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Olá pessoal, tudo bem??  Hoje o assunto é simples mas de suma importância. Vamos falar sobre certificado digital!

Com certeza, se sua empresa é do comércio, para poder emitir notas você teve que ir até uma unidade certificadora, levar uma documentação, tirar foto, colher a sua digital e assinatura, para “pegar” um cartão, token ou mesmo um arquivo para a emissão das notas fiscais. Mas você acha que é só pra isso que o certificado serve, erroooouu!! 

A certificação digital é um dos mecanismos mais inovadores que vi nos últimos 20 anos (que eu tenho de experiência nesse ramo). Ele representa você ou sua empresa (representada pelo administrador) em qualquer âmbito, conferindo autenticidade em todas as ações que forem validadas por meio dele, ou seja, por conta disso ele é necessário para a emissão de notas fiscais eletrônicas por exemplo, o governo do estado precisa ter certeza que foi a empresa que emitiu a nota e não houve fraude. Feita por intermédio do certificado digital, sendo ele token, cartão ou arquivo, mediante senha é possível validar seus atos sem precisar mais autenticar por terceiros, como cartórios por exemplo. 

Além da emissão de notas fiscais, existem outras várias aplicações que dependem de assinatura, por exemplo, acesso a serviços do governo, antes, que necessitavam ser presenciais, através de procuração ou comprovação de que você era o responsável pela empresa (contrato social e documento pessoal), hoje podem ser acessados via Internet mediante o certificado digital. Documentos podem ser assinados digitalmente, com software próprio, dispensando autenticação em cartório, até mesmo escritura de compra e venda podem ser firmadas por meio deste mecanismo em qualquer lugar do mundo, sem a necessidade da solenidade de estarem todos presentes no cartório diante do cartorário. 

O judiciário já tem usado em grande extensão os certificados digitais em seus processos eliminando a carga física de processos, o que não justifica mais a quantidade de papel que eles tinham que ficar guardando, bem como unidades físicas e desgastadas ao qual se demorava horas para acessar um processo e o retirar para estudar e se manifestar era demorado e muito burocrático, além da quantidade de papel envolvido. Hoje tudo pode ser acessado através do site, quando se confirma via certificado digital as partes envolvidas, principalmente os advogados. 

Vale dizer que, com grandes poderem vem grandes responsabilidades, a certificação digital é um dos mecanismos mais seguros do ponto de vista tecnológico, sua criptografia é moderna e seu modelo tem sido usado inclusive em países europeus, mas essa segurança toda de nada vale se você for descuidado. Ter uma senha forte é essencial, manter o certificado seguro, também. Visto o que pode ser feito com ele, você não pode deixar em uma pasta qualquer no computador nem a senha disponível, ou mesmo cartão e tokens em lugares de fácil acesso. 

Existem por exemplo, certificados específicos para determinadas operações, como por exemplo, para emissão de notas fiscais. Imagine que as grandes empresas de varejo deixariam disponíveis a centenas de colaboradores, um certificado digital que poderia assinar uma procuração ou mesmo uma escritura na mão de qualquer pessoa. Existem algumas alternativas que podem ser utilizadas em vários processos diferentes. 

É importante que você avalie sua operação e onde o certificado digital vai ser necessário e onde ele pode te ajudar.

Respondendo à pergunta inicial, todas as empresas precisam ter o seu, além da emissão de notas, muitos processos fiscais junto ao governo necessitam serem autenticados por ele, e ainda de quebra ele pode te ajudar em diversas situações, facilitando acessos e otimizando o tempo de tarefas que poderiam levar dias ou até meses se tivessem que serem feiras de forma presencial.

Espero que tenham gostado, qualquer dúvida é só entrar em contato

Curta e compartilhe esse texto para ajudar outros empreendedores!

Até a próxima