O departamento contábil é um órgão vital em uma empresa, pois é ele que vai administrar as finanças e realizar todas as tarefas que envolvem seu dinheiro.

A forma com a qual o departamento de contabilidade trabalha depende do tipo de empresa, do ramo em que ela atua, entre outros fatores.  Em empresas de pequeno e médio porte geralmente o serviço é terceirizado ou há um ou dois funcionários para realizar estas atividades.

Setores do Departamento:

Contas a Pagar e a Receber: O setor de contas a pagar de um departamento de financeiro registra os bens e serviços que são recebidos e realiza os devidos pagamentos.
Os ativos são as receitas e os pagamentos feitos por clientes que adquiriram bens e serviços da empresa.

Folha de Pagamento: A função do responsável pela folha de pagamento é garantir os pagamentos de todos os funcionários, incluindo bônus, comissões e benefícios.
Além disso, ele deverá calcular o pagamento de férias, pagar os impostos ao governo, taxas sindicais, etc.

Controle de Estoque: O estoque é formado por toda a mercadoria de propriedade da empresa que foi adquirida para fins de venda.  O departamento de contabilidade deve controlar o custo do estoque durante um período específico para garantir que o custo das matérias-primas, mão de obra e despesas gerais não afetem negativamente o fluxo de caixa.  O departamento de contabilidade precisa encontrar o equilíbrio entre ter um estoque cheio demais, gerando custos altos, e com pouca mercadoria, deixando clientes na mão.