Americanas, de quem é a culpa? qual o futuro da varejista?

16 de janeiro de 2023 | Sem categoria | samaadmin

E aí pessoal, tudo bem? Passando as festas de fim de ano, começamos o ano já de forma conturbada, pelo menos para Lojas Americanas. Vamos explicar um pouco sobre as inconsistências contábeis encontradas, afinal, não foram 20 reais, nem 20 mil, foram 20 bilhões e pode chegar aos 40 bilhões.

Quando li pela primeira vez a noticia fiquei imaginando o “menino” da contabilidade da Americanas, com Exel aberto, ele para, olha pra tela, da uma coçada na cabeça, consulta uns rascunhos na mesa, da aquela arrumada no óculos, cutuca o colega do lado e fala: Ow Catrynya, tem alguma fórmula errada aqui, não é possível não gente, ta dando 20 bilhões negativos.

Bom, brincadeiras à parte o papo é bem sério. A Americanas soltou um comunicado na quarta (11), onde dizia que a área contábil identificou a existência de operações de financiamento de compras que não se encontravam devidamente identificadas nas demonstrações financeiras. Segundo a própria varejista as inconsistências contábeis encontradas podem  trazer no vencimento antecipado e imediato o montante de 40 bilhões.

O que pode ter acarretado esse rombo sem precedentes é chamado de “forfait”, ou Risco sacado, pratica comum nas grandes redes de varejo, consiste em adiantamento a fornecedores.

A empresa geralmente utiliza o risco sacado junto a instituição financeira para que eles realizem o pagamento antecipado aos fornecedores, dessa forma o banco quita o contrato em nome da loja, que passa a dever ao banco com cobrança de juros. Até o momento o que se sabe por meio de noticias e alguns especialistas contábeis e juristas a Americanas utilizou essa prática, mas as operações não foram registradas devidamente nos balanços contábeis.

O caso vai muito além do que eles chamaram de “inconsistências contábeis, até dia 12/01 as ações das Americanas caíram 77%, isso significa uma perda de R$ 8,4 bilhões de valor de mercado.

O rombo é apenas um problema contábil?

Em um evento de investidores um dos responsáveis, disse que as operações de antecipação de recebíveis foram registradas de forma erronia na conta de despesas com fornecedor quando deveriam ter sido consideradas dívidas com os bancos.

Na prática funcionaria da seguinte forma:

Quando a empresa deve ao fornecedor os valores ficam na coluna de contas a pagar;

Na hora que o banco entra na jogada e paga o fornecedor de forma antecipada em nome da varejista, isso passa ser uma divida com a instituição financeira.

A questão vai além de uma Exel preenchido de forma errada. A classificação contábil é de extrema importância, porque diz respeito as dividas da empresa, o que tem impacto direto em contratos de financiamento.

Diretores estranhamente venderam ações dias antes da “descoberta” do rombo, muitas situações aconteceram em pequeno tempo de espaço, sendo assim nada pode ser 100% afirmado, muitas águas irão rolar e muitas pessoas serão investigadas.

O fato é que muito se pergunta se a Americanas irá fechar, no momento isso não pode ser afirmado, o que se sabe é que ela entrou com urgência cautelar, a medida permite que os ativos da varejista não sejam bloqueados.

A Americanas também fica sem obrigação de pagar dividas até que um provável pedido de recuperação judicial seja feita pela justiça.

Bom, tudo isso mostra a importância ter as informações contábeis sempre bem claras, não existe mais espaço para aquele pensamento de que “o contador só serve para mandar imposto”, a contabilidade é o principal parceiro da sua empresa, afinal, além de você é o profissional que mais sabe sobre a empresa.

O fato é que existem indícios que não foram apenas erros, pode ter havido fraudes, mas até que as investigações sejam finalizadas nada disso pode ser afirmado. Várias pessoas serão investigadas, desde o presidente da empresa, diretores, setor financeiro e inclusive o setor contábil.

Mas você deve estar pensando “acontece lá com eles, minha empresa não acontece isso não”, caro amigo empresário, é aí que você se engana, pode acontecer com qualquer empresa, se não tiver com documentos contábeis organizados e informações 100% transparentes com seu contador.

O caso pode tomar diversos rumos com os resultados das investigações, então fique ligado aqui no nosso blog e nas nossas redes sociais @samacontabilidade para acompanhar.

Espero que tenham gostado e qualquer dúvida chama no whats 11 4366-4922.