Como ter um financeiro bem estruturado na sua empresa.

10 de setembro de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Fala Pessoal, tudo bem?

Hoje vou falar de algo que vejo com muita frequência, e em determinado período ocorreu conosco. No começo de nosso negócio, assim como muitos éramos todos na entrega, ou seja, no operacional, e isso claro, inclui a rotina do financeiro, mas de maneira muito simplista, ou seja, cobrar e pagar só isso que fazíamos. Sempre por falta de tempo e de prática com determinados assuntos, por conta disso sempre sofremos na mão de bancos, não foram poucas vezes que estávamos com limite tomado por diversos motivos, sejam eles controle de despesas até inadimplência. Por conta de todo este sofrimento, resolvi me lançar de cabeça no assunto e domar as contas para que ficássemos no azul.

Hoje graças a Deus estamos no caminho certo e conseguimos ajudar outras empresas na sua reestruturação de financeiro, e falar um pouco pra vocês da estruturação de um departamento financeiro, em 5 pontos que são cruciais, vamos lá?

  • Defina seu plano de categorias no financeiro: Aqui você tem tudo que usa, seja de receitas por tipo, quanto de despesas também, categorizado de maneira personalizada com o seu negócio, isso é essencial para que te passe da melhor forma de onde vem seu dinheiro e pra onde ele vai na sua operação;
  • Defina Custo Fixo de Custo Variável: Custo fixo é aquele que ocorre independente de suas vendas ou operações, por exemplo, aluguel e internet, você vendendo ou não os custos estarão lá pra serem pagos. Custos Variáveis são aqueles que ocorrem de acordo com a produção ou venda, por exemplo, você só paga uma empresa de logística se você vende o produto e precisa entregar, impostos você só paga se vende um produto.
  • Conciliação Bancária: Este ponto é um dos mais ignorados pelos micros e pequenos empresários, se soubessem o tanto de coisa que se pega numa boa conciliação bancária, mesmo sendo algo simples, que consiste em identificar e classificar cada lançamento do seu extrato bancário batendo tudo com o que foi provisionado.
  • Fluxo de Caixa: aqui se verifica tanto o que passou como o que se programou para acontecer, de maneira que impacte o caixa da sua empresa, ou seja, de fato o que entrou e saiu da conta, de onde veio e pra onde foi o dinheiro, com isso você inclusive consegue ter um fluxo de caixa “projetado” que é na verdade uma estimativa de quanto está prevendo de entrar dinheiro e sair, para ver se terá capital de giro suficiente, ou precisará do banco;
  • Orçamento Empresarial: sabe o item anterior? Então é programar ele para o ano todo, o mesmo orçamento que você faz pessoalmente em casa, como por exemplo, eu ganho 5 mil então posso gastar tanto com mercado e tanto com lazer e por aí vai… então é necessário se fazer o mesmo com a empresa, se eu faturo em média 100 mil, com este faturamento devo ter uma rentabilidade de 10% e meus gastos devem ser distribuídos nas categorias do plano financeiro. Acompanhando o orçamento você garante não exagerar nos gastos e se sua rentabilidade no negócio se mantém como planejada.

Bom gente, parece um pouco e fácil né?

Fácil até é, mas não é pouca coisa, só aqui tem um caminhão de trabalho e algumas boas horas pensando e planejando para ter um financeiro eficiente.

Uma dica muito importante, conte com um sistema para agilizar seu trabalho, organizando os dados e fornecendo as informações, pense que seu negócio precisa do seu tempo, e que ele é muito valioso, montar isso no Excel dá pra fazer? Sim, dá, mas leva muito tempo preenchendo e checando, coisa que sistemas hoje que são muito em conta podem fazer em 5 minutos o que se faz em 5 horas.

Espero ter ajudado e nos vemos numa próxima.

Estejam seguros