12 de agosto de 2020 | Sem categoria | samaadmin
Olá Pessoal, como vocês estão?
Hoje vamos tratar de um assunto muito pesquisado e substancial para sua empresa e vida pessoal, que é o controle de custos!
Mas qual a diferença de custos e despesas?
Custo – Todo gasto que é inerente a sua atividade principal, sem este gasto não há venda ou serviço, por exemplo, se você vende batata frita, a batata in natura, o óleo, o gás são custos.
Despesa – Gastos com aquilo que é auxiliar a sua atividade, vamos usar o mesmo exemplo acima, se você vende batata frita, a internet que usa no seu estabelecimento, o telefone, material de escritório são despesas.
Ok, finalizando a parte conceitual, vamos falar em como pensar a respeito do assunto, mas antes, precisamos de um fluxo de caixa, se você não tem um, vai ser difícil conseguirmos fazer uma análise coerente, pois o que não se mede não se gerencia.
Vamos lá, abaixo está um exemplo de fluxo de caixa:
Vamos pensar um pouco a respeito do que se vê acima:
Existem várias outras perguntas que podem ser feitas, mas estas são as mais genéricas.
Pense em cada gasto que sua empresa tem e o porquê ele existe, se pode ser diminuído, melhorado ou terceirizado.
Faça testes com os valores e veja quais serão os resultados, e se estes testes são possíveis de serem executados, e acima de tudo faça escolhas inteligentes, por exemplo, se seu mercado não está consolidado, ou as pessoas não conhecem seu produto, cortar os gastos de marketing pode afundar seu projeto.
A imagem acima é um Excel que uso para estudo, o ideal é que tenha um sistema que lhe forneça estas informações, e te ajude nesse controle de custos, podendo exportar para o Excel para que você possa planejar e verificar os resultados.
Existem indicadores interessantes que podem ser verificados após formulado o fluxo de caixa e seus testes, que são o VPL e a TIR (Valor Presente Líquido e Taxa Interna de Retorno), que medem o quanto de riqueza seu negócio gera a uma determinada taxa de juros e o quanto é a efetiva taxa que ele te gera.
Gente, muito se fala em mortalidade de empresas no Brasil, ela é alta, mas perto de países como os EUA por exemplo, é a mesma, agora, posso te garantir que, os empresários que se preparam e conhecem bem seus números, estão em maioria dos que sobrevivem.
É isso ai pessoal, o assunto ainda pode render muito, vamos voltar para falar um pouco mais sobre ele em outro texto.
Abs