Empresas, PIX e o Fisco – Você conhece essa relação?

19 de setembro de 2022 | Sem categoria | samaadmin

Bem pessoal, que o PIX é uma ferramenta que surgiu para ajudar todo mundo já é algo claro, e tem ajudado em muito as empresas, sendo os ganhos muito relevantes como por exemplo: redução de custos, operações mais rápidas, facilita o controle, entre outros diversos.

Mas você já parou para pensar o prestigio que o PIX tem com o fisco?

Seja nas esferas Federais, Estaduais ou Municipais, o PIX gera o registro no Banco Central de todas as transações efetuadas, o que facilita a monitoração por parte do Fisco, outro ponto bem importante é o sigilo entre empresas e consumidores e ele só será quebrado com autorização judicial, onde haja evidencias de crimes fiscais.

Mas isso não é algo novo, pois seja a transação feita por meio de TED, DOC, PIX ou depósito, sempre existiu um controle por parte da Receita. Com a popularização da ferramenta PIX facilitou o trabalho por parte do FISCO através da declaração “E-Financeira”.

Com o PIX a sonegação ficou bem mais difícil, afinal a circulação de dinheiro físico caiu muito, o PIX já é o meio de pagamento mais usado, já passando cartões de créditos e transferências bancarias de todos os tipos.

Ainda chegamos em muitos estabelecimentos que tem a placa lá “não aceitamos PIX”, hoje em dia podemos afirmar que essas empresas estão perdendo clientes e consequentemente dinheiro. Aceitar esse tipo de pagamento não te faz correr riscos, ele te traz benefícios de receber de uma forma mais rápida. Se você tem medo de ser “controlado” pelo Fisco, tarde demais, sua empresa, desde que abriu já teve esse match.

Espero poder ter ajudado e assim abrir a mente de você empreendedor que ainda não utiliza essa ferramenta. É importante entender que ela veio como um facilitador e não como um problema e se sua empresa ainda não utiliza, está perdendo, pois hoje dificilmente as pessoas andam com dinheiro.