Gestão eficiente, você conhece o seu negócio, você faz ele crescer !

28 de maio de 2019 | Sem categoria | samaadmin

Olá Pessoal, tudo em ordem? No último texto falei sobre 5 pontos de virada na gestão da sua empresa, e confesso que quando falei de gestão eficiente, meus dedos coçaram para escrever um monte de coisa, mas não cabia naquela hora, bem, acho que vou matar minha vontade agora! Fique aí e vamos repassar alguns pontos focado nos recursos que estão disponíveis e   do que eu quis dizer naquele post mais detalhadamente:

Recursos Financeiros: Tenho sido incisivo nos últimos posts a respeito deste assunto, mas, como diz o ditado “dinheiro não leva desaforo pra casa”, o bicho acaba gente, tenho certeza que a maioria de vocês sabe bem disso. Portanto, levar em consideração uma gestão financeira eficiente, implica em controle de gastos e fluxo de caixa bem definido e as contas na mão. Veja que contas na mão não significam que elas estarão no azul, mas sim, que você sabe o que está acontecendo em todos os aspectos financeiros. Seu financeiro é reflexo da sua gestão nas outras áreas de operação da empresa.

Recursos Humanos: Capital humano é um dos mais difíceis de se lidar em uma gestão eficiente, tendo em vista que cada pessoa é de um jeito e todos têm defeitos e qualidades, deve se levar em consideração competências naturais e técnicas, separe de cada pessoa o quanto ela domina um assunto tecnicamente, e o grau de facilidade que ela tem de se relacionar com outras pessoas por exemplo, com isso, você pode mensurar se a pessoa pode ser um bom líder.

É natural alguns gestores nomearem líderes com base em sua qualidade técnica, mas se esquecem de perceber o quanto esta pessoa tem facilidade de lidar com outras, uma decisão equivocada dessas você queima aquele colaborador super técnico e competente mas que não tem condições de liderar pela falta de perfil. Aposte também na coletividade, ouvi uma frase uma vez “nenhum de nós sozinho é tão bom quanto todos nós juntos. ” Infelizmente não sei quem é o autor, mas esta frase faz muito sentido.

Recursos Materiais: Todo o material que está a sua disposição para executar uma tarefa, seja ele matéria prima, estoque, ferramentas, maquinário e etc. Neste sentido, tal como na gestão financeira, é imprescindível o controle, até mesmo porque o fisco já está exigindo isso até mesmo das empresas no Simples Nacional. Fazer uma gestão eficiente de estoque influencia diretamente no seu resultado, bem como o controle do mesmo, com medidas como estoque mínimo, curva abc de vendas, índice de obsolescência. Controle vida útil de suas ferramentas e maquinários, com isso, pense cada vez mais na automação de seus processos, com isso em mãos saberá tomar as decisões corretas sobre seu negócio.

Gente, embora tenha prometido falar muito, ainda me contive um pouco para o texto não ficar exaustivo. Disso tudo é importante saber que, uma gestão eficiente é saber das informações que são importantes, interpretá-las, e mais importante de tudo, tomar uma atitude diante delas. Você conhece seu negócio, toma a rédea e siga, e sempre que precisar, conte com um bom parceiro.

Sem querer puxar sardinha pro nosso lado, ai vai uma dica, um contador pode te ajudar muito…

Até a próxima!

Thiago Rodrigues


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25