A importância de uma comunicação eficiente para o crescimento da empresa.

Sabemos que o ato de comunicar é inerente a qualquer ser vivo. Com tantas mudanças tecnológicas e na sociedade, comunicar tornou-se algo essencial para todos indivíduos, e não apenas isso, sua empresa também deve se preocupar com a eficiência da comunicação.

Quem é a sua empresa?

O fato é, a maioria dos empreendedores respondem essa pergunta com o que elas são, se você vende por exemplo, contabilidade em São Bernardo, você diz que é um escritório de contabilidade, só que essa maneira de se comunicar, essa forma de apresentar seus serviços para o mercado, te nivela com todos seus concorrentes. Dizer simplesmente o que é sua empresa não é errado, mas sim uma forma muito superficial de se comunicar, e o desafio de uma comunicação eficiente é muito mais do que dizer o que você é, ou faz.

Mas por onde começar? …. Uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, tem que ter uma “cara”, ou seja, uma identidade visual bem definida, muitos conhecem algum amigo, ou um sobrinho que sabe mexer no Photoshop, mas isso não é o suficiente. Produtos tornam-se ultrapassados e obsoletos, mas uma empresa com uma marca bem definida, uma identidade, ela se torna além de conhecida, ela será reconhecida.

Agora sim! Você contratou um profissional ou uma agência de publicidade para desenvolver a identidade da sua empresa da forma correta, utilizando os conceitos necessários, não pense nisso como um gasto, mas sim um investimento muito mais do que necessário, e assim seu trabalho começa a comunicar que ela existe.

Fazer com que sua empresa seja conhecida, reconhecida e lembrada: esses são as principais metas da comunicação nos negócios. Isso se torna ainda mais importante no atual mercado, onde a concorrência é ainda maior, pois abrir uma empresa é fácil, porém mantê-la aberta é muito difícil.

Uma empresa que comunica bem tem de ser uma boa ouvinte também, e saber o que o seu público está falando sobre ela, por isso hoje, as redes sociais são de extrema importância, e o que sua empresa fala nelas, ainda mais. Uma certa vez, um professor exemplificou a forma de se comunicar de maneira que nunca mais esqueci, um canalha é um grande sedutor, mas nem todo grande sedutor é um canalha. Sua empresa pode se utilizar das ferramentas de comunicação para algo que prejudique, engane ou para algo que acrescente valores ao seu negócio e principalmente crescimento.

Nos negócios não basta apenas comunicar, a empresa tem que se destacar, oferecer ao seu público soluções, e aí mora a importância da comunicação. Ela está em tudo. Desde uma conversa na mesa de bar até uma reunião com um cliente. Basta você buscar profissionais que façam a comunicação especifica para o público alvo do seu negócio e assim fazer uma comunicação que vende.

Espero ter ajudado um pouco em uma nova visão, que leve a importância de um investimento em uma comunicação eficiente.

Caio Jonathan

@samacontabilidade

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