Contabilidade, fator importante no crescimento dos negócios.


Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) o Brasil conta hoje com mais de 5 milhões de empresas ativas. Mas não se deixe enganar por esse número, por cerca de de 20% delas são encerradas após um ano de sua abertura, número que chega a 60% após 5 anos de operação no mercado. Um dos principais pontos, é como o empresário lida em relação a Contabilidade, custos e administração do seu negócio.

O empreendedor, seja ele pequeno, médio ou grande, sempre terá como objetivo o sucesso da sua empresa no mercado, porém o fracasso de muitas empresas, acontecem por falta de controle de suas contas, e uma alta expectativa de lucros, sem o controle dos mesmos. Isso acaba gerando uma grande falta de organização, e com isso problemas com proporções inevitáveis.

A contabilidade vai te ajudar na demonstração de resultados da operação, onde você tem que melhorar para manter a saúde financeira da sua empresa em dia. Não puxando sardinha para o nosso lado, mas o contador deixou de ser aquele cara que apenas entrega papéis, entregamos resultados, nos preocupamos em deixar o empresário tranquilo em relação aos prazos e leis que devem ser cumpridos. Lógico, o empreendedor tem que estar disposto a andar junto com a contabilidade.

O andar junto significa cumprir o que é necessário para manter a empresa em dia, sem o famoso “jeitinho brasileiro”, além de manter seu negócio em dia com as obrigações fiscais, trabalhistas e tributarias, a contabilidade vai te entregar demonstrações de resultados da sua empresa, com base nisso, fica muito mais fácil a tomada de decisão. Assim ele estará garantindo facilidades para financiamento e a distribuição correta de lucros, sem prejuízos para o caixa da empresa.

Em muitos processos a caminhada da empresa com a contabilidade implica em “salvar” o negócio de possíveis dores de cabeça, mostrando as contas em dia, o empresário consegue ver claramente que não houve desvio de dinheiro, e nem sonegação de impostos. Sendo assim o contador uma importante ferramenta de gestão, pois na sua falta acaba deixando o empresário sobrecarregado de informações, consequentemente mais vulnerável a quebra. Quando digo que a falta da contabilidade implica nisso, quero dizer que o empresário seria obrigado a saber todas as mudanças de leis, alíquotas e tudo que a contabilidade conta com profissionais especializados para isso.

Vamos pensar no seguinte exemplo, ter uma Contabilidade focada na sua empresa e com informações confiáveis é como se você fosse um piloto e sua empresa o avião, a contabilidade seria os instrumentos de voo, mesmo que o mercado esteja nublado e turbulento, os instrumentos te ajudam a decidir por onde ir, ter ideia de altitude e combustível.

Bom, lembrando que tudo isso também é importante para pequenas e médias empresa, que são 85% do mercado do país. A falta de contador junto a diversos fatores como profissionalização, organização, conhecimento, acabam impedindo o crescimento dessas empresas.

Não é só abrir uma empresa e pronto! O empreendedor tem que ter em mente que estabelecer uma contabilidade profissional é de extrema importância para o crescimento do negócio.

Por: Caio Jonathan