Contabilidade online ou tradicional ? Principais pontos para sua empresa!

Contabilidade online ou tradicional? Principais pontos para sua empresa.


Olá, hoje vamos discutir um ponto que tem sido polêmico entre os contadores e escritórios de contabilidade, mas e para você empresário? O que essa briga te ajuda?

Bom, para começar essa é uma briga parecida com a aquela entre Uber e os Táxis. Mas tem algumas variantes que precisam ser estudadas. Pois não estamos tratando de meio de transporte ou entretenimento (Netflix X blockbuster), estamos tratando da sua empresa e do seu resguardo de problemas fiscais, tributários, trabalhistas e a contabilidade, entre outros.

Legal, dito isso vamos apresentar os lutadores, digo, as duas opções:

Contabilidade online: essa ideia surgiu a uns dois anos atrás, por 2 jovens empreendedores que, pela burocracia e preço que a contabilidade tradicional demandava deles acabaram por montar uma plataforma que automatiza boa parte das atividades contábeis. Como consequência dessa automação pouca mão de obra é necessária, a logística de documentos e toda em web além do atendimento também ser feito principalmente por e-mail ou chat. Isso leva a um custo por demanda muito baixo, você pode encontrar serviços a partir de 50 reais. E é aqui que a maioria das pessoas se perdem, nada contra se ter um custo baixo, mas ninguém faz milagre concorda? Também não estou dizendo que o serviço é ruim, mas, é preciso avaliar se você tem perfil para escolher por esse tipo de serviço, vou listar algumas vantagens:

• Preço baixo;
• Contato mínimo, e alta automação;
• Sem trânsito de documentos;
• Plataforma disponível 24hs;
• Velocidade na conclusão dos serviços;

Agora as desvantagens:

• Impessoal, você trata por e-mail ou chat, o que torna alguns assuntos complexos mais complicados de resolver;
• Serviços em self-service, ou seja, você é quem posta os documentos, classifica, informa e atualiza, demanda muito para cumprir essas tarefas;
• Serviços limitados, a opção de 50 reais tem um nicho específico, para alguns outros são mais caros e variados serviços extras;
• Se tiver que resolver qualquer demanda em órgão público, você é que irá, e provavelmente sem muita orientação;

Bom, dito isto, eu penso que, para se adotar um serviço de contabilidade deste, é necessário que você tenha algum conhecimento, pois irá operar parte da plataforma além de cumprir demandas em órgãos e repartições. Além de ter este tempo disponível é claro.

Contabilidade Tradicional: Quando eu digo contabilidade tradicional, é o modelo de negócio tradicional, o que não quer dizer que seja “antigo” ou “arcaico”, pois neste modelo existem empresas com muitas ferramentas e performance muito além das expectativas com o auxílio da tecnologia. Este modelo se consagra já a muitos anos e de fato, muitos pararam no antigo e arcaico, isso ou fica custoso ou um trabalho ruim, não tem muito para onde correr, afinal como no anterior, ninguém faz milagre certo? Este modelo tem um custo agregado maior, mas gera mais proximidade e demanda menos do empresário que tem mais foco em seu negócio, vamos as vantagens:

• Pouca interação do empresário com o trabalho terceirizado, uma vez que fica inteiro da contabilidade;
• Facilidade de consultoria, é um modelo que permite reuniões presenciais, por telefone para demandas mais complexas;
• Confiabilidade nos trabalhos mais complexos;
• Conta com equipe e estrutura para atendimentos externos;
• Motoboy ou portador da empresa tem visitas recorrentes;

As desvantagens:

• Investimento maior;
• Alguns optam por trânsito mais elevado de documento (mas não todos);
• Tem horários menos flexíveis;

Você pode perceber que este modelo, auxilia os menos experientes ou que não tem tempo para demandas desta natureza, visto que boa parte do trabalho é executada por pessoal interno da contabilidade.

Vamos a uma conclusão, não sei se percebeu, mas não temos nenhuma diferenciação quanto aos trabalhos, veja que ambos fazem o mesmo, o critério essencial pra esta escolha é o perfil de atendimento que você precisa, essencialmente, qualquer escritório de contabilidade tem o mesmo trabalho, sendo on-line ou tradicional, mas o que pode ser uma diferenciação é o nível de atendimento que você necessita, vou dar um exemplo: se você é um PJ (trabalhador assalariado que tem uma empresa pra receber seu salário) o modelo on-line te atende bem, pois seu trabalho é simples e repetitivo. Agora, se sua empresa é uma empresa comercial que tem ICMS ST por exemplo, você precisa de alguém que te atende na hora, e que tenha uma boa estrutura para atender a nível Brasil. Este é Apenas um Exemplo que minha experiência me permite dizer, também não quer dizer que possam optar pelo inverso.

Bom, gente, por favor, percebam também que tentei ser imparcial, pois acredito nos 2 modelos, não obstante, gosto mais da proximidade rsrs.

Espero ter tirado as dúvidas e que vença o melhor lutador, digo, modelo pra sua empresa e sua realidade.

Nos vemos na próxima.

Somos uma contabilidade em São Bernardo, mas que atendemos todas as cidades e nichos de mercado.

 

Thiago Rodrigues