Investimentos e dívidas, sua empresa pode estar no caminho errado.

20 de dezembro de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Fala pessoal tudo bem?? Hoje vamos falar um pouco sobre dívidas, toda entidade tem, seja ela pública ou privada, afinal de contas se os governos e empresas mais poderosas do mundo têm dívidas, quem somos nós para não termos não é??  Mas tem como dívidas serem investimentos?

Sim, então, por isso vamos abordar este tema hoje. 

Começaremos por algo bem claro, toda empresa, entidade tem dívidas, e isso pode ser uma questão de escolha, alavancagem e crescimento, ao mesmo tempo que entramos na questão do parágrafo anterior, estas dívidas precisam ser planejadas. 

Isso se chama estruturação de dívida, ou seja, como está organizada a dívida do seu negócio, isso tem que ser feito levando em conta o fluxo de caixa e o fôlego financeiro caso você tenha problemas com faturamento ou de mercado, como na pandemia por exemplo. 

Vamos dar um exemplo de dívida estruturada: um investimento em máquina para a produção que irá aumentar em 30% sua capacidade produtiva, aumento sua possibilidade de faturamento em 38% e causando um impacto no seu fluxo de caixa de 25%. 

São números hipotéticos, mas sem fazer contas difíceis como payback e vpl (valor presente líquido), podemos afirmar que seu gasto mensal é menor que a sua possibilidade de receita. 

Bom e o que o capital de giro tem a ver com assunto? 

Lembra da pandemia? Então…  fortalecer seu caixa e manter um capital de giro apropriado para suportar tempos difíceis incluido as dívidas pelo tempo assumido delas. 

Gente todo mundo tem dívidas, passa por aperto, faz investimentos, mas temos que olhar pro futuro e ao máximo manter nossa dívida num patamar que encaixe dentro do seu fluxo mensal, e sempre que possível, negocie! 

Me despeço por aqui, este tema foi abordado juntamente com o pessoal do Orientador Financeiro, uma equipe de finanças empresariais que tem prestado um excelente trabalho e é nosso parceiro. 

Precisando organizar o seu financeiro e acertar nos investimentos? Fale com eles, que com certeza irão te ajudar!

Até a próxima.