A precificação dos seus produtos estão erradas – Saiba porque!

27 de julho de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Fala pessoal tudo bem??  Hoje vamos falar sobre um aspecto técnico do custeio de produtos e venda, e a sua precificação falaremos um pouco sobre precificação de produtos, que é um assunto bem recorrente de dúvidas de muitos empresários.

Vamos começar com margem de Contribuição, afinal de contas o que é isso?? 

Vou ilustrar para vocês como sempre chega para mim, quando eu pergunto para os clientes qual é o custo e a margem dos produtos, a resposta é mais ou menos assim:

 “ Olha só, a margem é de 70%, ou seja eu compro por R$ 100,00 e vendo por R$ 170,00, ganho 70 a cada produto “.

O erro já começa aqui, o custo não é apenas o preço de compra, mas acrescido as despesas dessa compra, créditos e débitos de impostos, perceba que aí já existe um problema na precificação, que muito provavelmente já diminui razoavelmente a suposta margem de 70%.

Auferido o efetivo custo, já com impostos e tudo mais, acrescentamos a margem, que também tem a sua limitação no mercado, um produto que no mercado se vende a R$ 170,00, o mesmo produto sendo vendido a R$ 200,00 não terá o resultado esperado de vendas. Então é importante saber o custo para assim que o preço estiver de acordo com o mercado teremos exata ciência da margem de Contribuição de cada produto.

Supondo que o custo real do produto seja R$ 120 00, já com impostos e despesas, e a precificação aceitável pelo mercado é de R$ 170,00, temos para cada produto uma margem de Contribuição de R$ 50,00.

Aí que entra a questão tema desse texto, esses R$ 50,00 são de lucro??

Não!

Lucro, efetivamente é quando após pagas todas as obrigações esse valor fica disponível, então a margem de Contribuição não é lucro, afinal a sua empresa ainda tem outras despesas a pagar. Vamos a outro exemplo prático, usaremos os mesmos dados que já vínhamos falando, e, vamos acrescentar um custo fixo de R$ 5.000,00/ mês a empresa.

Sabendo que, a cada produto que vendemos, temos a margem de Contribuição de R$ 50,00, teremos que vender 100 produtos para que essa margem de Contribuição pague estes custos fixos (50 X 100= 5.000), ao vender estes 100 produtos, pagamos os custos e as despesas e terminamos em 0, ou seja, aqui temos o ponto de equilíbrio, ou o termo em inglês, break even.

A partir daí, as vendas começarão a gerar lucros efetivamente, se ao todo, dentro do mês, vendermos 200 unidades, pagaremos o fornecedor (custo), pagaremos as despesas da empresa (custo fixo) e ainda sobrará R$5.000,00 no caixa empresa, que aí sim, é lucro! 

A rentabilidade se dará da seguinte forma, faturamento total, que neste caso é de R$ 34.000,00 dividido pelo lucro efetivo que é R$ 5.000,00, tendo a rentabilidade de 14,7%. Percebe como é longe dos 70% iniciais? 

O lucro pode ser deixado no caixa para capital de giro, reinvestir na empresa, distribuir aos sócios e etc.

Uma boa administração pode decidir com sabedoria a alocação destes recursos.

Espero ter esclarecido a diferença entre lucro e margem de Contribuição e rentabilidade

Até a próxima