LGPD – Quanto vai custar para minha empresa se adaptar?

4 de janeiro de 2022 | Sem categoria | samaadmin

Bom pessoal, estamos aqui novamente para falar sobre a Lei Geral de Proteção de Dados que tem tanto assombrados as empresas, com diversas dúvidas e incertezas sobre o que deve ser feito. Mas provavelmente a principal dúvida de você empresário é “quanto essa Lei Geral de Proteção de Dados vai me custar? ”.

A Implantação da LGPD nas empresas vai depender de muito fatores, pois estamos falando de um trabalho personalizado, apesar de todas as empresas terem de se adaptar, cada uma tem que ser encarada de um modo personalizado e as formas que esses dados são coletados, tratados e armazenados.

Como já é de conhecimento geral a Lei Geral de Proteção de Dados foi instituída por conta do vazamento de dados por parte de empresas, que acabam expondo a privacidade de seus clientes e compartilhando seus dados pessoas de forma indevida.

Mas vamos entender algumas questões para entender esses possíveis gastos com a Lei.

  1. A LGPD é um gasto desnecessário ou um investimento?

Vendo de forma contábil e segura é um investimento, apesar de ser uma prestação de serviços e se enquadrar a CPC 04. Mas falando de negócios, sim, também é um investimento, por se tratar de uma Lei, não temos para onde correr, será um gasto se a empresa não se adaptar e for multada.

  • O porte ou ramo da empresa pode fazer diferença?

Claro! Como já dissemos em um texto anterior, todo tipo de empresa tem que se adaptar, mas dependendo do negócio e seu tamanho pode variar por conta da quantidade de dados envolvidos.

Fazer a implantação da LGPD na sua empresa depende de muita coisa, pois é um trabalho totalmente personalizado. Se sua empresa é um call center os dados são trabalhados de uma forma e o serviço será diretamente ligado a essa forma de trabalho, se o seu negócio é uma loja de roupas, que tem um site que guarda informações pessoais do cliente, ela será trabalhada de uma forma totalmente diferente.

O custo dependerá muito de fatores que deverão ser mapeados desde já para essa implantação que deve começar o quanto antes.

Mas o que é importante você empresário entender é que essa adequação não é opcional, ela é necessária, pois estamos falando de uma lei, que se não for cumprida poderá levar a altas multas para o seu negócio.

O custo que sua empresa terá para implementação será definido de acordo com a sua empresa (porte, ramo etc…) Mas ele terá que ser feito, então encare como um investimento para segurança da sua empresa, e encare que a não adequação pode gerar um gasto bem alto.

Bom, espero ter ajudado, ainda vamos falar muito dela, a Lei Geral de Proteção de Dados. Então fique atentos as nossas Redes Sociais @samacontabilidade.

Precisando de ajuda, estamos à disposição, contamos com uma equipe especializada para ajudar.