Minha empresa precisa mesmo de uma contabilidade ?

15 de junho de 2018 | Sem categoria |

Hoje um escritório de contabilidade não faz apenas contabilidade, pode ser uma contabilidade em São Bernardo ou em Recife, a ideia é oferecer um pacote anti-problemas com o governo, a legislação é muito confusa e com diferentes regras para diferentes processos, então é importante dizer que o trabalho se faz em 4 frentes:

• Societário ou Para-legal: O começo de tudo, para se ter uma empresa são necessários os registros em todos os órgãos competentes, por todas as esferas de governo, federal, estadual, municipal, INSS, FGTS e órgãos de controle (para aquelas atividades que exigem tais como vigilância sanitária e etc);
• Departamento Pessoal: Muitos chamam de RH, mas, na verdade não é. Os serviços prestados são para a folha de pagamento, direitos trabalhistas e obrigações que os acordos coletivos de sindicatos obrigam as empresas a executar (sim, o sindicato tem esse poder), o RH trata sobre a alocação das pessoas e sua satisfação e controle, contratações e etc. o DP é um braço documental e controle legal;
• Departamento Fiscal: Aqui se passam os tributos, que envolvem toda a emissão de Notas fiscais e calculados os impostos da operação da sua empresa, não é onde se fatura, mas sim onde se mostra o que faturou com os impostos envolvidos;
• Departamento Contábil: O ponto Final de toda essa história, todos esses trabalhos precisam ser executados para que este no fim termine o dele, onde se lançam despesas, se traz faturamento (FISCAL), e os gastos de folha de pagamento (DP), se lançam ativos e se mostra resultado de fato.

Todos esses departamentos fazem os trabalhos para entregar para as empresas e para o governo em forma de declarações, como o IRPF, algumas mensais, outras anuais, dependendo do porte da empresa podem ser mais de 20 tipos diferentes!!

CONSULTORIA

O escritório contábil pode ser uma fonte de muitas informações, que muitas vezes vai além dos conhecimentos técnicos, pois contam com experiência por vários ramos e várias situações que vivem no seu dia a dia. E obviamente contam com conhecimentos técnicos nas áreas específicas e com grandes experiências de gestão e boas práticas.
Em sua grande maioria são muito empenhados em fornecer educação e conhecimento muitas vezes sem cobrar por isso, pois essas melhorias que propõe melhoram o trabalho de todos (e sim, inclusive o nosso).
Em todos esses anos sempre atendi empresários com dificuldades ou buscando ideias sobre as próprias operações, e, mesmo sem ser expert na área de atuação deste cliente, todas as sugestões de melhoria ajudam e melhoram a performance de todas as empresas.
E mesmo que esse contador cobre, vale a pena! Pois em sua maioria são cientes da empresa, pois conhece a parte fiscal que pode te dar ideias, procedimentos, planejamentos que podem aliviar a carga e trazer mais tranquilidade em seu trabalho.

DEMANDAS DO GOVERNO

Para garantir que irá receber seu Quinhão, tem implantado um dos sistemas mais modernos de conferência de arrecadação, então, é importante que as empresas estejam de acordo a cumprir as demandas que ele nos impõe, e se ler a legislação completa de todas as obrigações com todas as instruções normativas.
Isso sem dizer dos agentes fiscalizadores, ter certeza de que estamos operando da maneira correta, de acordo com a legislação nos tranquiliza perante a vinda dessa criatura tão temida, quem em sua maioria hoje (diferente de uns 10 anos atrás) tem adotado um caráter bem mais educativo que punitivo, mas que sem argumentos acaba ficando impossibilitada de complicar a vida alheia.

OK, PUXEI BASTANTE SARDINHA…MAS…

Espero ter sido explicativo que um escritório contábil não é apenas contabilidade, nem o cara que te entrega os impostos, por isso, seu custo com ele deve ser balanceado, coerente com sua receita e com o montante das suas operações, também não deve ser muito barato, pois como viu acima, se seu escudo contra problemas com o Governo for falho, melhor não tê-lo mesmo.

Somos um escritório de contabilidade em São Bernardo com experiência no mercado de mais de 15 anos e atuando nos mais diversificados estilos dos meios empresariais.

Thiago Rodrigues

@samacontabilidade


Warning: Undefined array key 0 in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25

Warning: Attempt to read property "cat_name" on null in /home/storage/1/41/5a/samacontabil1/public_html/blog/wp-content/themes/tutsup-basico/index.php on line 25