6 coisas que as pequenas e médias empresas deverão fazer durante a crise.

10 de julho de 2020 | Sem categoria | samaadmin

Fala Pessoal, tudo bem?

Hoje quero falar sobre alguns focos que tínhamos para o futuro e que foram acelerados por conta da crise do COVID-19, o que pensávamos serem tendências se tornaram realidade mais rápido do que muito poderiam acreditar, e isso se tornará uma revolução e aqueles que se adaptam mais rápido sairão na frente, então não deixe de ler e estar antenado a isso, afinal, já foi dada a largada e se sua empresa ainda está parado saiba, tem gente que está correndo a vários metros de distância, inclusive seus concorrentes. Sem mais delongas, vamos a elas:

  • Digitalização do seu negócio: Com muita gente impedida de sair de casa e muitas empresas sem poder abrir as portas oficialmente sobrou apenas um lugar que não fecha e é visitado 24 horas por dia, a internet. É provável que você esteja lendo este texto em um celular, e é justamente com o mesmo que as pessoas estão indo às compras hoje em dia, então, não deixe de ter sua vitrine bem exposta e seu negócio amplamente divulgado em todas as esferas, principalmente nas redes sociais, são inúmeras estratégias de marketing digital que podem ser usadas para vários tipos de resultados, não deixe de se inteirar sobre este assunto!
  • Meios de pagamento: Gente em um mercado que até o WhatsApp entrou na briga com os bancos, o que te leva a acreditar que você não deve embarcar nessa onda e continuar aceitando só dinheiro e débito (quando muito), hoje até pelo maior aplicativo de mensagem do país podemos transferir dinheiro, fora as outras inúmeras opções de meios de pagamento onde você não precisa nem pegar em um cartão, lembra do celular que falamos no último item, olha ele aí de novo, tudo é possível com apenas um aparelho nas mãos.
  • Home-Office: Trabalho de maneira remota, para alguns uma realidade já há um bom tempo, mas ainda eram pouquíssimos, hoje a extensa maioria está em casa desempenhando suas funções. Você pode até estar pensando em me xingar uma hora dessas, pois para alguns a experiência está sendo traumática, sim, infelizmente não são para todas as funções, equipes e pessoas que esta modalidade se encaixa bem, mas pense comigo, isso tudo foi feito às pressas, sem planejamento, com os que tem filhos em casa e alguns com aulas que precisam ser assistidas pelos pais, o período está estressante, não o fato do trabalho ser feito em casa, mas o acumulo de atividades. Lembro de no começo da pandemia ter assistido uma live entre os maiores bancos do país e um deles estava receoso, antes da pandemia, de pôr 50 colaboradores em home-office, e de um dia para o outro, colocou 35 mil em home-office, e muitos estão adorando. Este é um assunto extenso, pois nem todos tem infraestrutura para aderir ao home office, como um local apropriado, internet de qualidade e telefone que funcione afim de conseguirem desempenhar com qualidade suas obrigações, além das intempéries que a pandemia nos deixou, como preocupação, isolamento, aumento de tarefas domésticas e crianças em casa. Mas é inegável, muitas empresas adotarão esta modalidade até o fim do ano pelo menos, avalie se para o seu negócio isso é funcional.
  • Reuniões digitais: A Samá é aqui  no ABC Paulista, e temos clientes em toda a região metropolitana, litoral e interior, cheguei a passar 2 horas no carro para uma reunião que durou menos de 30 min. Com esta lembrança ainda fresca,  posso te dizer que a instituição de reuniões on-line tem sido um  grande avanço para a qualidade de vida de muitas pessoas, não estou dizendo que as presenciais não devam ocorrer, mas que talvez a frequência delas tendencialmente devam cair, por vários fatores, um deles enquanto não temos uma resolução definitiva para o coronavírus por exemplo é a segurança. Até mesmo algumas audiências judiciais estão sendo virtualizadas, e isso se enquadra em outro exemplo que vivo, já tive que comparecer a audiências em outros estados, em que eu tinha que pegar um voo um dia antes, alugar um carro, hotel, 3 refeições para audiências de 40 minutos.
  • Espaços Físicos: Gente, esta crise nos mostrou uma coisa, precisamos de espaços arejados, seguros e muitas vezes, com decoração minimalista. Sabe aquela sala de 40 m² com 12 pessoas dentro? Não dá mais… hoje são várias regras sanitárias para que se possa usar seu espaço comercial, desde escritórios até comércios, muito deverá ser repensado sobre o espaço físico, há empresas que necessitam otimizar espaço, aumentar, e também haverá empresas que vão diminuir sedes faraônicas, por conta do home-office ou mesmo da baixa utilização destes grandes espaços. Esta crise deve nos fazer pensar melhor sobre a estrutura que devemos ou podemos usar, sendo menos consumistas e mais equilibrados.
  • Redução do trânsito de documentos: Pessoal, assinar um contrato comercial, hoje pode ser feito on-line, digitalização de documentos podem ser feitos com o celular (olha ele aí de novo), sistemas em nuvem que permitem mobilidade e baixo trânsito de papel. Mas o que isso ajuda na crise, se eu posso mandar um documento assinado por motoboy? Segurança, além de correr o risco de uma das partes estar contaminada, o motoboy e todos os envolvidos que tiveram contato com o papel, você precisa de um espaço físico enorme para armazenar tudo isso, lembra do nosso item anterior? Pois é, precisamos otimizar espaços e ações, além dos custos.

Bom gente, essas são as 6 ideias que acredito que farão parte do nosso dia-a-dia, tudo isso passa por uma transformação de pensamento, ou como dizem por aí de “mindset”, precisamos pensar deste novo jeito, sem isso não serão possíveis as mudanças. Hoje a tecnologia está de fácil acesso a todos, o celular continua na sua mão e ficará mesmo depois que ler o texto, então, seu negócio precisa estar onde as pessoas “veem” e o que elas mais veem hoje é este aparelho que está servindo você o dia todo, ou pelo menos até que acabe a bateria.

Espero ter ajudado, e se você ainda não pensou em nenhum destes itens, já passou da hora de verificar onde seu negócio muda com a crise e o que você pode fazer pra correr no  mesmo caminho que o mundo está correndo.

Estejam seguros e até a próxima