Avaliação de crédito, e se sua empresa precisar de um DECORE?

22 de fevereiro de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Você já precisou de uma avaliação de crédito, e a instituição te pediu um DECORE??  Afinal de contas, o que é isso??  Já respondendo é “declaração comprobatória de percepção de rendimentos” e deve ser emitida por um contador. 

É isso aí, nós contadores podemos atestar e dar fé pública sobre seus rendimentos, o que é muito legal, pois temos acesso a movimentação das empresas e conhecemos a fundo o que se passa com nossos clientes para que possamos emitir tal declaração, que deve estar fundamentada com base na movimentação financeira tanto da pessoa jurídica quanto da pessoa física, ou seja, ao emitir tal documento, enviamos ao Conselho Federal de Contabilidade, documentos que dão suporte das informações declaradas para a avaliação de crédito. 

Bom, isso quer dizer que, quando se emite um DECORE, nós registramos livros Contábeis e extratos onde atestam a movimentação, perceba que mesmo que a palavra “percepção” não esteja de fato na sigla, nos indica que o rendimento que declaramos foi de fato recebido. Além do fato desta declaração levar nosso CRC (conselho regional de contabilidade) que é nosso registro de profissional contábil, e sermos responsáveis pela exatidão das informações prestadas. 

Para tanto, assim como um engenheiro não assina qualquer projeto, sem que ele saiba exatamente o que está acontecendo, ou ele mesmo o tenha feito, ou mesmo, médicos não assinam atestados de saúde sem de fato terem examinado o paciente, nós contadores não podemos emitir DECORE sem as devidas análises de documentais e de veracidade dos fatos, pois nossa profissão é registro dependem da nossa ética e seriedade com o assunto. 

Dito tudo isso, a informação que fica para você que precisa de um DECORE é que é um documento possível e em tese fácil de se conseguir, se, temos documentos que suportem a declaração emitida de acordo com as regras. 

Viu?? Super tranquilo e fácil, se for passar por uma avaliação de crédito e precisar de um e tiver documentos que suportem, conte conosco. Ou se surgirem dúvidas, estamos prontos para ajudar!

Você pode acompanhar muito mais do @samacontabilidade e no Canal “O Contador Ricardo”

Até a próxima