LGPD – 10 passos para sua empresa se adequar e evitar multas.

5 de fevereiro de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Fala pessoal, tudo bem??  Vamos conversar sobre LGPD!

Gente hoje vamos falar de um assunto que está em vigor desde agosto de 2020, e nos dá o prazo de até agosto de 2021 para adequação final antes das autuações. A Lei Geral de Proteção de Dados, LGPD. 

Primeiro é importante dizer do que se trata, essa legislação visa proteger os dados dos seu clientes, que estão de posse de várias empresas e entidades, estes dados são considerados como “dados sensíveis”, ou seja, aqueles que são diretamente ligados ao cliente tais como nome, CPF, e-mail, endereço e etc. Ou dados genéricos, como orientação sexual, religião, região que apenas sugerem ou classificam de alguma maneira. 

Pronto, posta esta informação, já sabemos o que a LGPD quer proteger, mas, o que isso tem a ver com a sua empresa? É essas informações, são as que eu coleto na Internet apenas? 

Não, todas as informações devem ser protegidas, inclusive aquelas em papel, gravações, mensagens, lista de e-mails e redes sociais. Inclusive dando direito ao dono do dado, aquele a quem pertence o nome, CPF ou email, por exemplo, que decida se você pode manter este dado com você. Isso quer dizer,  que a lista de e-mails que você tem no seu aplicativo de envio (Outlook, Gmail e etc) se for exposta ou você enviar a alguma pessoa não autorizada pelo dono do dado, você pode ser autuado conforme a LGPD. 

Veja como é sério, qualquer dado exposto em que se comprove que veio da sua empresa, pode ocorrer em penalidades. Vamos falar de um dado que não está em meio digital, vamos supor que em seu comércio, você está ao balcão separando algumas notas fiscais, e uma pessoa chegue perto de você, e veja informações de seus clientes na NF, anote e saia. Se for comprovado que, ele coletou esta informação na sua empresa, você também estará sujeito às sanções da lei. 

Existem alguns passos para adequação, não existe um modelo pronto do que fazer, pois cada negócio tem a sua realidade, recebe, trata e processa informações sob seus cuidados. Portanto, siga os passos e adeque a sua empresa o mais rápido possível.

  1. Identificar todos os dados em seu poder;
  2. Classique estes dados;
  3. Defina quem vai cuidar destes dados;
  4. Defina o que é feito com estes dados, se são enviados a terceiros, se são feitos procedimentos com eles;
  5. Mapeie estas informações; 
  6. Verifique pontos de falha onde poderão ocasionar vazamentos; 
  7. Identifique as pessoas que terão acesso estes dados;
  8. Confeccione um termo de responsabilidade entre sua empresa e o dono dos dados, informando tudo o que será feito com esta informação, e o meio de contato para que a pessoa lhe requisite ações que devem ser tomadas e referência a este assunto. 
  9. Deixe a política de tratamento de dados pública;
  10. Confeccione um termo entre sua empresa e o terceiro que processe esses dados. 

Gente isso é o básico a ser feito, para que sua empresa se alinhe a legislação e evite multas, mas ainda tem muita coisa pra fazer. 

Fique ligado no nosso Blog e Redes Sociais que falaremos mais sobre o assunto!

Deixe sua dúvida, podemos ajudar 

Até a próxima