Sua empresa pode estar pagando mais impostos do que deveria!

29 de julho de 2021 | Sem categoria | samaadmin

Bom empreendedor, todos nós já sabemos que a carga tributária do Brasil não é algo muito agradável de se tratar. Mas você sabia que sua empresa pode recuperar impostos pagos indevidamente conhecendo a legislação e tendo um planejamento tributário efetivo.

Em uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), em média 95% das empresas brasileiras têm direito à restituição de valores pagos indevidamente e poucas têm ciência disso.

Na maioria dos casos a maioria dos empresários não têm conhecimento dos seus direitos ou acreditam não necessitar  de cum contador para ajudá-lo, e nessa “brincadeira” acabam perdendo dinheiro pagando impostos a mais do que devem. Para ser bem sincero, muitos empresários ainda acreditam que ter uma boa contabilidade não seja necessário, ou aquele pensamento “o contador é um mal necessário” e acabam não se atentando muitas vezes o quanto é importante ter uma contabilidade que faça um Planejamento tributário eficiente para o seu negócio e te mostre o melhor caminho para não perder dinheiro.

Mas aí você deve estar pensando nesse momento “ele ta puxando sardinha pro lado dele”, o contador é extremamente importante, isso é inegável, mas um o empresário também tem que estar ligado e saber sobre prazos para pagamentos, o que pode gerar restituição, isenção e benefícios fiscais. Estar alinhado ao seu contador te ajuda a estar por dentro de todas essas informações, de forma clara e demonstrativa.

No caso de empresas Simples Nacional, quando o imposto é pago indevidamente, o processo de restituição é um pouco mais complexo, e esses empresários são os que mais sofrem para conseguir a restituição do imposto pago a mais. Por esse motivo é muito importante o empresário estar sempre ciente que vivemos em um país com constantes mudanças legislativas, o que abre precedentes para ressarcimento que são poucos conhecidos pelos empreendedores, pois na sua maioria acabam nem ficando sabendo sobre esses direitos.

Ter um planejamento tributário bem feito é o caminho para pagar menos impostos e não ter a necessidade de “correr atrás” do prejuízo. Mas se o estrago já foi feito, converse com o seu contador e busque saber se você tem direito ou não de ressarcimento, e se tiver, qual o melhor caminho para buscar o seu direito.

A maioria dos impostos pagos de forma indevida podem ser recuperados. Sendo os principais o ICMS, ISS e COFINS. Para verificar se houve pagamentos indevidos é necessário analisar atentamente os extratos da empresa e comparar com entradas e saídas, e verificar o cálculo feito de cada imposto pago. Empresas que estão com débitos também podem pedir a restituição. Mas neste caso, a Receita fará o cruzamento de dados e então informará o valor a ser devolvido.

Você empresário não pode deixar esses pontos passarem, ou simplesmente deixar cair no esquecimento, ainda mais com a crise que estamos passando, um planejamento tributário é essencial. Em muitos casos os valores a serem devolvidos podem salvar uma empresa de encerrar, ou pode ser o investimento para o crescimento do seu negócio.

Converse com seu contador, tenha ele como principal aliado para um planejamento tributário que gerem resultados efetivos para sua empresa, ou ainda busque com ele formas de conseguir essa restituição.

Pode contar com a Samá para um planejamento tributário de resultados, vamos buscar o que é de direito para sua empresa.